Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica é um procedimento que tem como objetivo avaliar, através de instrumentos previamente validados, os diversos processos psicológicos que compõe o sujeito, sendo o psicólogo o único profissional a exercer esta função, como define a Lei de n° 4.119/62 de 27/08/62 (parágrafo 1° do artigo 13).

Através da avaliação o psicólogo tem acesso a um conjunto de informações a respeito de um indivíduo ou de uma população em geral. Cada instrumento pode avaliar diversas características, a depender da demanda, as quais podem ser atenção, inteligência, personalidade, agressividade, interesses, entre outras opções.

A Avaliação Psicológica é importante justamente por fornecer ao psicólogo dados a respeito do indivíduo avaliado, e pode ser utilizada em qualquer área, como, saúde, hospitalar, clínica, organizacional, jurídica, educacional e outras. Sempre com o foco de colher o máximo de informações possíveis para que a partir disso possam ser traçados intervenções com o sujeito avaliado.