AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES BARIÁTRICOS

O acompanhamento psicológico no período pré-operatório é o momento ideal para que o paciente possa falar das suas dificuldades, compulsões alimentares, desejos, limites, autoestima, inseguranças com relação à cirurgia, dentre outras inquietações do cotidiano.

Esse é o momento propício para que o paciente possa expor também quais são as expectativas para o tão sonhado resultado e como pretende explorar sua imagem corporal, dentre outros assuntos dos quais o paciente possa necessitar de orientação prévia.

É muito importante que o paciente continue a psicoterapia, mesmo no pós-operatório, para que o psicólogo possa verificar como está à fase de adaptação às mudanças e restrições que irão trazer futuros benefícios para a saúde, assim como, chegar as principais dificuldades e fraquezas que o paciente tende a desenvolver no período pós-cirúrgico.

A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica pretende analisar o quanto esta pessoa está preparada não apena para o procedimento como principalmente para todo o processo necessário pós-cirurgia, já que a obesidade pode interferir na qualidade de vida quanto aos aspectos físicos, psíquico e social. Sabe-se que questões emocionais tanto podem estar envolvidas na causa como nas consequências da obesidade. Haverá mudanças na rotina que um psicólogo poderá orientar e preparar esta pessoa. Por isso tão importante quanto a avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica seria o acompanhamento pós-cirurgia.