Fisioterapia Dermato-funcional / Estética

A Fisioterapia Dermato Funcional estuda os efeitos terapêuticos que ocorrem nas disfunções estética, atuando nas funções dermatológicas de forma individualizada no tratamento facial e corporal. A dermatofuncional faz uso de diversos procedimentos para tratar disfunções estéticas corporal como gordura localizada, Celulite - Fibro Edema Gelóide (FEG), flacidez e estrias. No facial, faz uso da limpeza de pele, tratamento para acne, hipercromias, sequelas de acne etc. Alem disso, a dermatofuncional, faz todo o acompanhamento do pre e pós operatório das cirurgias plásticas.

Tratamento
Limpeza de pele - consiste na higienização da pele, promovendo a renovação celular através da remoção de cravos e sujidades, deve ser realizada regularmente de acordo com o tipo de pele.

Peeling de diamante - consiste na esfoliação mecânica e abrasiva da pele para a remoção de células mortas promovendo a renovação e revitalização do tecido.

Peeling ultrassônico - consiste na remoção de sujidade por meio de microvibrações no tecido, mantendo a pele limpa livre de oleosidade sem agredir a pele, principalmente a pele sensível.

Drenagem Linfática Manual - consiste na aplicação de técnica Manual com manobras específicas capaz de reduzir inchaços, retenções de líquido promovendo melhora no aspecto da pele e melhorando o quadro de celulite.

Massagem Modeladora - técnica auxiliar que atua no tratamento para celulite e gordura localizada.

Manta Térmica - procedimento utilizado para reduzir retenção de líquido e ativação na permeação de princípios.

Radiofrequência

A radiofrequência é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez do rosto ou do corpo, sendo muito eficaz para eliminar rugas, linhas de expressão e até mesmo a gordura localizada e também a celulite, sendo um método seguro com efeitos duradouros.

O segredo está em saber utilizar exatamente a temperatura correta para cada caso e é no conhecimento desta temperatura que está o êxito do seu resultado. Elevando a temperatura da pele e do músculo para aproximadamente 41ºC e isto contrai o colágeno existente e aumenta a produção de mais fibras colágeno e elastina, dando mais sustentação e firmeza à pele. Além disso, a elevação da temperatura rompe as membranas das células de gordura, fazendo com que esta seja eliminada do corpo. Os resultados podem ser observados nos primeiros dias logo após a primeira sessão e o resultado é progressivo, e por isso, quantos mais sessões, a pessoa fizer, maiores e melhores serão os resultados.

Heccus Turbo (ultrassom de alta potência)

O heccus é um procedimento estético que utiliza ultrassom de alta potência, correntes elétricas de média frequência e polarizadas para acelerar o metabolismo das gorduras na região trabalhada e a vasodilatação (oxigenação e nutrição do tecido), o efeito mecânico faz uma '' micro massagem'' nas células de gordura extravasando um parte do seu conteúdo para o meio, afim de ser metabolizado, dessa maneira a gordura será eliminada e filtrada pelo fígado e rins, o resultado final é uma pele mais bonita.

Esse tratamento é uma excelente maneira de destruir aquela gordura indesejada, além disso, ele irá atuar na redução da celulite.

O heccus também trabalha na pele das pessoas que perdem peso rapidamente e ficam com os tecidos flácidos, ele contribuirá dando mais firmeza a região.

Uma grande vantagem do heccus é que ele não é um procedimento invasivo, desse modo, não haverá a necessidade de agulhas, cortes ou qualquer outro tipo de perfuração na pele.

Ondas de Choque

As ondas de choque na estética emitem impulsos, assim como o martelinho de ouro, só que acústicos/ mecânicos. O impacto gera microlesões no local a ser tratado, sem danificar os tecidos adjacentes. Além disso, estimula o processo de reparação tecidual, a irrigação e oxigenação local, promovendo formação de novos vasos e incrementando a energia celular.

Os impulsos mecânicos das ondas de choque, devido a sua alta intensidade, geram um efeito denominado cavitação instável. Nele, há a geração de microbolhas que implodem as células de gordura. O tratamento gera também a ativação da produção de colágeno na pele, da circulação sanguínea e do sistema linfático. O processo é ideal para, além de diminuir a gordura localizada, reduzir a aparência da celulite e modelar, de forma não invasiva, o contorno corporal.

Na estética facial, as ondas de choque podem agir nos quadros de flacidez da pele do rosto, ativando os fibroblastos e produzindo ainda mais colágeno e elastina na região. Mas é preciso atenção, pois, na face, a terapia deve ser aplicada com menos intensidade de energia.

Endermoterapia

A endermologia é um tratamento estético utilizada para eliminar a celulite e gordura localizada, especialmente na barriga, pernas e braços. O tratamento consiste em 'sugar' a pele, promovendo um deslizamento e descolamento da pele e da camada de gordura, da fáscia que recobre os músculos para melhorar a circulação sanguínea, eliminando a retenção de líquidos, moldando o corpo e tornando a pele mais brilhante e macia.

É indicada para o tratamento da celulite, gordura localizada, tonificação da pele, silhueta mais delgada ou após a cirurgia plástica, por exemplo. Ela é muito útil para descolar uma cicatriz aderida, uma situação muito na cicatriz da cesariana, por exemplo.

Esta técnica ajuda ainda a desfazer as fibroses que são os tecido endurecidos que se formam por baixo da cicatriz ou após a lipoaspiração quando a região tratada fica com pequenas ondulações onde a cânula passou.

Agindo sobre os tecidos pelo princípio do palpar-rolar, faz uma massagem profunda na pele e tecido subcutâneo que, através da pressão negativa, estimula a vascularização e a eliminação das toxinas. A técnica reduz a retenção de líquido, favorecendo o funcionamento dos sistemas linfáticos e venoso, sendo capaz de moldar o corpo e reduzir volume. Realiza uma esfoliação que elimina as células mortas da pele, tonificando-a e devolvendo seu brilho natural. Aumenta a flexibilidade da pele, libera

A endermoterapia também realiza uma esfoliação que elimina as células mortas da pele, tonificando-a e devolvendo seu brilho natural. O tratamento aumenta a flexibilidade da pele, libera o fluxo linfático e venoso, estimula a produção de colágeno e elastina.

Esse tratamento é eficiente no combate à celulite, gordura localizada e na diminuição da tensão muscular. Porém, é necessário que associada ao tratamento seja realizada uma alimentação balanceada.

Assim como em qualquer tratamento, é necessário verificar se o médico ou fisioterapeuta responsável possui experiência, pois um tratamento aplicado incorretamente pode provocar flacidez na pele, rompimento de vasinhos e deixar o corpo todo dolorido. Além disso, a técnica não é recomendada para quem tem varizes, pois com o movimento do aparelho corre o risco de estourar vasos.

As sessões duram de 40 a 60 minutos e para a obtenção de um resultado satisfatório o ideal é que sejam realizadas, no mínimo dez sessões, em dias alternados.

Benefícios da endermoterapia:

Redução de celulite;

Redução de gordura localizada;

Estimulação do sistema linfático e sanguíneo;

Aumento da tonicidade da pele;

Melhora no aparecimento de tecido cicatrizante (no pós-operatório tardio);

Alivia tensões musculares;

Favorece a eliminação de toxinas;

Estimula a produção de colágeno;

Tonifica e diminui a flacidez da pele.


DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL - MÉTODO GODOY

A técnica traz uma nova abordagem para a drenagem linfática manual, ao substituir os movimentos em círculos e semicírculos por movimentos lineares que seguem o trajeto dos vasos linfáticos, até os linfonodos correspondentes.

O método Godoy, também denominado terapia linfática manual, foi desenvolvido pelo médico e cirurgião vascular José Maria Pereira de Godoy e sua esposa, a terapeuta ocupacional Maria de Fátima Guerreiro de Godoy, em 1999. Após uma aula de anatomia, durante a qual os especialistas observaram que o sistema linfático é linear, Maria de Fátima começou a questionar o uso de movimentos circulares. Surgiu um novo conceito de drenagem linfática, baseado na compressão manual contínua com deslocamento linear até os linfonodos correspondentes. Ele segue os princípios da anatomia, fisiologia e hidrodinâmica e foi adaptado à fisiopatologia de algumas alterações linfáticas, como no caso do câncer de mama, pós-operatórios de cirurgias estéticas ou reparadoras e no tratamento de celulite. Por tanto, possui o respaldo de uma forte abordagem cientifica.

O tratamento também é indicado para casos de elefantíase (grau ainda mais avançado do linfedema); linfedema pós câncer de mama, devido à remoção dos linfonodos; em pós-operatórios de cirurgias plásticas ou reconstrutoras; e no tratamento da celulite.

As contraindicações ao método são infecções, insuficiência cardíaca ou renal e hipertensão. Por isso, é importante que, antes de iniciar o tratamento, o profissional faça uma anamnese cuidadosa.

Depilação a laser

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a depilação a laser, mas você sabe realmente quais são os princípios físicos e médicos nos quais se fundamentam a depilação? Por que um laser depila? Qual é a explicação de por que o pêlo não volta a crescer? Quais são as diferenças entre os lasers e as luzes pulsadas ou fotodepilação? Por que as sessões devem ser realizadas a cada 2 a 3 meses? Por que ...? Confira neste vídeo tutorial todos os segredos da depilação com laser de diodo.

O Milesman proporciona um tratamento menos dolorido e mais rápido, embora o mecanismo de funcionamento de ambos equipamentos seja o mesmo. Segundo o Dr. Rafael Perin Arpini, Diretor Médico do Grupo Unique, o pêlo é eliminado em 6 a 8 sessões, com o Milesman Premium. Basicamente o modo de eliminação do pêlo é simples, o aparelho emite um flash de luz vermelha (exclusiva do laser diodo), com um comprimento de onda específico que penetra na pele, previamente resfriada pela ponteira gelada do Milesman. Essa luz é captada principalmente pela parte escura do pêlo, cauterizando o folículo piloso e o "vasinho" que o nutre, cita o Dr. Rafael.
O resultado do tratamento é progressivo, pois cada uma das 6 sessões, são realizadas a cada 45 dias. Aproximadamente 15 dias após a primeira sessão, quando o pêlo começa a nascer, já possível visualizar o resultado, quando aparecem falhas entre os pêlos.


Basicamente não existem maiores cuidados antes do tratamento. Segundo o Dr. Rafael Perin Arpini, antes da sessão os pêlos devem ser raspados preferencialmente com lâmina de barbear ou produtos como VEET que toram o pelo, que é feito normalmente na clínica. É importante dizer que pêlos retirados antes da sessão com depilação a cera ou pinça, diminuem o resultado da sessão com laser.A rotina do paciente continua normalmente após o tratamento, não existindo necessidade de repouso ou afastamento do trabalho ou de qualquer outra atividade. A indicação de filtro solar pós-procedimento é feita, mas nada que impeça do paciente ir à praia ou piscina no verão.O Dr. Rafael Arpini explica que os tratamentos efetuados com Milesman Premium, são efetivos e em muitos casos definitivos, eliminando os pêlos permanentemente. Dentro da experiência clínica os resultados giram em torno de 90% de efetividade, isso porque existem algumas variáveis, tais como, pêlos claros são mais difíceis de eliminar do que pêlos escuros. O resultado costuma ser completo após 6 sessões, cita o Dr. Rafael. É necessário dizer que o tratamento atua nos pêlos que já existem, e não nos que poderão passar a existir.
Este fator varia conforme a idade e a fase hormonal de cada pessoa, geralmente, novos pêlos costumam aparecer de um a três anos, após o tratamento. Neste período pode ser realizada uma aplicação de manutenção conforme necessidade.