Qual a sua postura??

24/07/2017


Uma das recomendações mais ouvidas na infância é "olha a postura!". A advertência serve para homens e mulheres é muito mais séria que apenas um cuidado com a boa aparência.

A postura correta - em uma pessoa em pé, o alinhamento vertical reto do alto da cabeça às solas dos pés − permite que os movimentos do corpo adquiram a velocidade adequada, que os movimentos sejam eficientes e que se adquira uma maior estabilidade, que dá a sensação de bem-estar e equilíbrio durante as atividades cotidianas.

Ter boa postura é também uma atitude preventiva.

Se ossos, músculos e articulações não estão alinhados corretamente, as dores pelo corpo e principalmente nas costas aparecem e tiram a disposição de qualquer um.

A postura correta depende de vários fatores: as curvas das costas devem estar alinhadas e equilibradas, nem muito acentuadas para a frente nem para trás; os músculos do corpo precisam ser firmes, mas sem perder a elasticidade; e as articulações, como os joelhos e os tornozelos, devem funcionar como amortecedores, mantendo o equilíbrio do corpo sem deixar que alguma parte seja sobrecarregada durante os movimentos.

Até os gestos mais simples, como andar, sentar, dirigir o carro e dormir são importantes para manter uma coluna saudável.

Alterações posturais provocam desvios na coluna que, por sua vez, podem levar ao uso incorreto de outras articulações, como as dos ombros, braços, mandíbulas, quadris, joelhos e pés. Ter posturas inadequadas por longos períodos pode acarretar enrijecimento das articulações vertebrais e até o encurtamento dos músculos.

Agora te pergunto, o que fazer ??

Vou te apresentar três técnicas que podem te ajudar.

A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG) é a atividade mais voltada para a prática da boa postura, contribuindo para um estilo de vida mais saudável. Seu objetivo é corrigir as alterações de postura que causam dor ou desconforto, harmonizar o corpo de uma maneira global, levando em conta as necessidades individuais. Recomendado tanto para pacientes que sofrem dores quanto para os que buscam apenas viver em harmonia com o corpo. A RPG trabalha o desbloqueio da respiração, alongamento muscular e aumento do espaço articular para que se possa chegar a um equilíbrio global do corpo.

A OSTEOPATIA é uma forma de tratamento (de dores, tensões) baseada na anatomia, biomecânica e fisiologia, que visa corrigir possíveis restrições de mobilidade das estruturas e tecidos do corpo humano. Estas restrições de mobilidade são conhecidas como disfunções osteopáticas e podem ser causadas por estresses físicos ou emocionais, como por exemplo a má postura, as lesões esportivas ou os acidentes.

A Osteopatia tem como princípio a correção destas disfunções e permitir que o corpo se readapte em busca do equilíbrio das suas atividades fisiológicas e sanando as dores, problemas posturais e de saúde em geral.

Chama-se PODOPOSTUROLOGIA o método de correção de desequilíbrios corporais relacionados com a postura e com disfunções ortopédicas que tenham origem nos pés.

A reprogramação postural através da palmilha, busca integrar a influencia dos pés na postura.

Quando a origem das nossas dores e assimetria se encontram-se nos pés,como por exemplo, uma alteração no tipo de pisada , com uma sobrecarga mais para um lado do pé ou para o calcâneo, isso resultará em uma mudança no funcionamento do tornozelo. Como adaptação dessa mudança os joelhos irão se sobrecarregar para compensar a alteração do tornozelo, o quadril e a pelve por sua vez irão se sobrecarregar pela alteração existente no joelho, e assim sucessivamente, até chegar a coluna vertebral, uma estrutura ou articulação no corpo não conseguirás e adaptar ao estimulo errado e irá provocar sintomas.

Marque uma consulta e veja como podemos cuidar de você e de quem você ama!! 

Seja o primeiro a ler as novidades!

Posts mais recentes em nosso blog

Leia o que há de novo essa semana

Quem nunca ouviu falar de LER/DORT , siglas recorrente no ambiente de trabalho? cerca de 100 mil pessoas são afastados a cada ano no Brasil. fora os gastos que as empresas tem com funcionários doentes.

Uma pesquisa recente realizada por Advil com o apoio do Ibope Conecta mostra que, quando o assunto são as dores nas costas e musculares, manter uma boa postura corporal no dia a dia é a principal atitude para impedir que os incômodos apareçam. Além disso, para evitar as dores musculares, praticar atividade física regularmente é uma atitude...