Queda da própria altura: causas e consequências

21/11/2017

Parece bobagem, mas cair da própria altura é mais freqüente do que se imagina principalmente entre crianças e idosos, mas mulheres acima de 50 anos também tem uma estática alta nesse tipo de acidente. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) é um problema de saúde pública e que pode causa um custo alto de tratamento, pois pode levar uma internação e até uma cirurgia. Algumas situações de risco:

Fatores intrínsecos

  • Fraqueza das extremidades inferiores;
  • Força de preensão fraca;
  • Distúrbios do equilíbrio;
  • Comprometimento funcional e cognitivo;
  • Deficit visual;

Fatores extrínsecos

  • Má iluminação;
  • Falta de equipamentos de segurança;
  • Tapete mau colocado;
  • Piso sem proteção anti derrapante;
  • Animais soltos;
  • Escadas;
  • Buracos e desnivelamentos das calçadas e vias públicas;

O envelhecimento traz várias alterações anatômicas e fisiológicas e que pode deixar o paciente idoso mais frágil, aumentando a propensão a sofrer quedas.


A diretriz da SBGG sobre "Quedas em idosos" apresenta um conceito abrangente, "queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial com incapacidade de correção em tempo hábil, determinado por circunstâncias multifatoriais comprometendo a estabilidade".

A maioria das quedas em idosos ocorre na sua própria casa e a recidiva é um problema. O grupo de maior risco são os idosos em uso crônico de mais de quatro medicações e que já tiveram alguma queda anterior.

O medo de cair pode levar a imobilidade e sedentarismo, com isto piorar a circulação, dificuldade da respiração e também a osteoporose, prejudicando o condicionamento físico aumenta a dificuldade para levantar sem auxilio, diminuindo a sua independência.

Em torno de 5 % das quedas levam a fraturas, sendo as mulheres a mais que os homens, mas os homens morrem mais das fraturas. As conseqüências da queda, com fratura ou não, levam a dor e redução dos movimentos, pode causar isolamento pela diminuição da auto-estima, tanto pela queda quanto pelo aumento da dependência.

A fisioterapia ajuda a superar as constantes ameaças ao seu equilíbrio, assim como melhorando suas capacidades funcionais, reconhecendo suas limitações e se for o caso sugerindo algumas adaptações nos lares dos mesmos, buscando maior segurança.

  • Boa iluminação nas escadas e corredores;
  • Retirar tapetes soltos, móveis baixos, e obstáculos do chão;
  • Colocar piso antiderrapante, especialmente no banheiro e tapete antiderrapante no Box;
  • Um banquinho no box ,auxilia ensaboar e enxaguar os pés durante o banho• Suportes de parede no box e ao lado do vaso sanitário para auxiliar o equilíbrio;
  • Não usar chaves na porta do banheiro, local de acidentes freqüentes;
  • Interruptor próximo à porta e em boa altura;
  • Boa iluminação no trajeto da cama ao banheiro durante a noite;
  • Nightlights - "luzes noturnas" que evitam a desorientação durante a noite;
  • Telefones próximos à cama, luzes de cabeceira fixas;
  • Remover soleiras altas das portas;
  • Não encerar o piso;
  • Altura da cama e cadeiras apropriadas para manter os pés no chão quando sentada;
  • Manter corrimão nas escadas;
  • Colocar utensílios e mantimentos em locais de fácil alcance, não subir em escadas ou banquinhos.

Exercícios X Envelhecimento

Existem cada vez mais evidências científicas que apontam o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física no processo de envelhecimento.

Com um programa de exercícios personalizado, adaptados às necessidades de cada indivíduo, haverá uma melhora na força muscular e o equilíbrio. A orientação de profissionais capacitados reduz o risco de quedas em idosos mais frágeis, atuando na qualidade de vida e possibilitando ao idoso uma vida mais independente e com maior longevidade.

  • Melhora da velocidade de andar;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Aumento do nível de atividade física espontânea;
  • Contribuição na manutenção e /ou aumento da densidade óssea;
  • Ajuda no controle do Diabete, Artrite, Doença Cardíaca;
  • Melhora a digestão e a excreção;
  • Melhora da coordenação;
  • Diminuição da depressão.

Entre as possibilidades de atividade física, o Método Pilates vem a beneficiar o sistema circulatório, proporcionar melhor condicionamento físico, flexibilidade, amplitude muscular e alinhamento postural, podendo também contribuir para a consciência corporal e coordenação motora.

Se caiu... o que fazer ??

  1. Não tente se levantar rápido;
  2. Tente deslizar ou arrastar-se ao longo do chão até um objeto seguro que possa apoiar-se. Role ficando de barriga para baixo;
  3. Apóie as mãos no chão e dobre os joelhos;
  4. Fique na posição "de quatro";
  5. Apóie firmemente na cadeira e impulsione para levantar-se colocando um dos pés do chão;
  6. Levante-se e sente-se.

Material para leitura complementar


Manual de Prevenção de Quedas em Idosos - SUS https://www.youblisher.com/p/373956-Manual-de-Prevencao-de-Quedas-em-idosos/

Cartilha queda idoso

https://pt.slideshare.net/gcmrs/wwwiamspespgovbr-images-cartilhasmanuaiscartilhaquedaidoso1104

Manual de Prevenção de Queda da Pessoa Idosa-IAMSP

https://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_manual/20.pdf

Cartilha para Acessibilidade Ambiental - UFSCar, CNPQ - https://www.facebook.com/groups/205403529492547/

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