Tipo de pele

Você conhece seu tipo de pele?


A pele é o maior órgão do corpo humano, é caracterizada como essa estrutura elástica que, apesar de flexível, também é muito resistente, protegendo assim toda a superfície do nosso corpo.

Além disso, a sua grandeza não se dá apenas pela sua extensão, mas também pelas inúmeras funções que ela acumula, tais como o controle e regulação da temperatura e umidade do corpo, além de nos proteger contra infecções e agentes externos.

O tipo de pele pode mudar de acordo com as diferentes situações de vida (gravidez, menopausa, estresse, medicações ingeridas e até o clima do local onde se vive). Os tipos de pele são:

Pele normal (Eudérmica):

A pele normal é caracterizada por ser uma pele extremamente equilibrada. Sua textura normalmente é fina, flexível, muito macia e aveludada, pois produz gordura na quantidade certa, e apresenta um tônus adequado de elasticidade, o que torna os poros imperceptíveis. Raramente apresenta espinhas e cravos, nem qualquer sensação de incômodo.

Pele oleosa (lipídica):

É a pele que produz maior quantidade de sebo, por isso, tem aparência espessa, brilhante e úmida. Além disso, os seus poros são visíveis, pois estão sempre dilatados, o que facilita o aparecimento de cravos, principalmente no rosto, e cistos em algumas regiões do corpo. A produção exacerbada de gordura pode ter diversas causas, tais como: mudanças hormonais, estresses ou até mesmo efeito colateral de medicamentos.

Pele seca (alípica):

Por todas essas características, a pele seca é a que possui maior propensão a sofrer com o envelhecimento precoce, como rugas e linhas de expressão, além de ser normal o aparecimento de micro rachaduras e escamações. Mais comum a partir dos 35 anos de idade. Tem pouco brilho, devido a falta de umidade natural, com tendência a apresentar rugas precoces ao redor de olhos e boca.

Tem como características: fina, opaca, poros invisíveis, rugas finas, descama fácil, sensível e mais sujeita ao envelhecimento precoce. Necessita de cuidados especiais. Devido a falta de gordura (o elemento de lubrificação e proteção), a pele entra em processo de envelhecimento precoce.

Pele Mista:

Nesse tipo de pele há uma soma das características de todas as outras. A pele mista também possui um excesso de oleosidade, porém não abrange toda a extensão do rosto, restringindo-se apenas à "zona T", que envolve testa, nariz e queixo.

Características:

Zona T - brilho, poros dilatados, espessa e resistente aos agentes externos,presença de cravos, espinhas e rugas.

Laterais - opaca, poros pouco visíveis, fina, envelhecimento precoce e rugas finas.