Tratamento não cirúrgico para hérnia de disco e dor ciática

 

O que é uma hérnia de disco?

A hérnia de disco surge devido a um aumento na relação: pressão intervetebral / capacidade das fibras do anel fibroso.

Quanto maior a pressão sofrida pelo disco, mais chance de sofrer de hérnia de disco. Pode ser causada por degeneração do disco devido envelhecimento, acidentes causando compressão nos discos, alterações posturais graves, excesso no esporte, fatores hereditários, etc.

A hérnia de disco comprime raízes dos nervos e medula e é essa compressão dos nervos, causada pelo material exposto fora do disco, que resulta nos sintomas da hérnia de disco. Dependendo de sua localização, a hérnia de disco causará sintomas diferentes.


Quando a hérnia de disco ocorrer na região lombar, causará os sintomas de dor lombar e/ou dor em pernas, e/ou parestesia (formigamento) em pernas e/ou fraqueza em pernas. A dor em pernas é chamada geralmente de ciático ou dor ciática. A dor na lombar pode ser chamada de lumbago.

Quando a hérnia de disco estiver na região cervical causará os sintomas de dor na região cervical (nuca) e/ou parestesia em braços e/ou fraqueza em braços. Poderá, também causar cefaléias (dor de cabeça).

O NOSSO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO É FEITO UNIFICANDO VÁRIAS ESPECIALIZAÇÕES, JUNTAMENTE COM EQUIPAMENTOS MODERNOS, NA MESMA SESSÃO OU EM SESSÕES ALTERNADAS.

Através de uma avaliação criteriosa define uma associação de técnicas que tem o objetivo de tratar, prevenir, recuperar a qualidade de vida.

Já no início o paciente poderá sentir alívio das dores e formigamento, conforme o tratamento, mas o tratamento total pode demorar alguns meses. O tempo necessário dependerá da gravidade da hérnia de disco.


Maca de Flexão Distração

Com o sistema de drop pode-se realizar manipulações diretas sobre o paciente sem riscos de lesão e deixando o tratamento mais confortável, pois não há a necessidade de realizar grandes alavancas para manipular. Hoje o sistema de Flexão-distração é sem sombras de dúvidas, um dos mais eficientes sistemas para tratamento de patologias lombares, dentre elas a hérnia discal, artrose, espondilolisteses, discartroses e mais alguns tipos de lombalgias. Nesta mesa, aplica-se uma força de descompressão associada à flexão da coluna vertebral exatamente no nível a ser tratado.

Entre os efeitos desta técnica flexão-distração estão:

* O espaço do disco posterior aumenta em altura;

* A flexão diminui a protrusão do disco e reduz a estenose;

* A flexão alonga o ligamento amarelo para reduzir a estenose;

* A flexão abre o canal vertebral em 2mm (16%) ou 3,5 mm à 6mm;

* A flexão aumenta o transporte de metabólitos para o disco;

* A flexão abre as articulações apofisárias e reduz a tensão no disco posterior;

* A pressão intradisco cai sob a tração para menos de 100mmHg.

A flexão-distração aumenta o diametro do canal vertebral. - Abertura dos forames intervertebrais, dando espaço para o nervo e gânglios da raiz dorsal. - Diminuição do edema local. - Diminuição da dor por ativação do sistema de comportas. Com a possibilidade de colocar também a extensão o núcleo projeta-se anteriormente reduzindo a protusão. Recente pesquisa publicada na revista BMC Musculoskeletal Disorders mostrou que 76% dos pacientes com hérnia de disco melhoraram dos sintomas. E que, dos 57 pacientes envolvidos na pesquisa, apenas 2 tiveram que passar por cirurgia. Em estudos publicados nas revistas Reomatology International Journal e Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy concluíram que a flexão-distração ajuda a melhorar os sintomas produzidos por discos herniados.


Osteopatia

Tecnica manual cujo o objetivo é restabelecer a mobilidade perdida e dar equilibrio ao sistema muscular, esqueletico, visceral e cranial.

Se realiza técnica manibulativa descompressiva da raiz nervosa afetada pela hérnia de disco. Se  buscar trata as hipomobilidades vertebrais e normalização dos musculos peiféricos a lesão.

Método Mulligan

O Conceito Mulligan® surgiu tem como um de seus "princípios" o de que "falhas posicionais" limitam movimentos fisiológicos e causam dor.

As técnicas do Conceito Mulligan® foram desenvolvidas para reparar essas pequenas falhas, fazendo uso de técnicas que envolvem a combinação de mobilização articular acessória associada ao movimento fisiológico ativo de forma indolor. É uma das técnicas de terapia manual mais seguras e confortáveis para o paciente.
O resultado esperado é o alivio imediato da dor e o aumento do arco de movimento.

Método Mckenzie

A filosofia básica do Método McKenzie é que a posição ou movimento inverso pode abolir a dor e restaurar a função. A maioria das dores músculoesqueléticas é de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações.


"A palavra chave do Método McKenzie é educação. De fato, toda a abordagem desse sistema de Diagnóstico e Terapia Mecânica é baseada na educação - educação sobre as causas, educação sobre exercício e postura e, é claro, educação sobre prevenção". Robin McKenzie, em entrevista publicada no: The McKenzie Journal MIUSA, vol. 9 nº 3 , 2001.


Mobilização Neural

O sistema nervoso pode sofrer processos patológicos que afetam a elasticidade e a sua amplitude de mobilidade e assim como gerar sintomas que se manifestam, em muitos casos, com características similares a que geram outras estruturas somáticas. O sistema nervosos e suas envolturas de tecido conjutivo se beneficia com a mobilização e alongamento aplicados com critério terapêutico.


Cunhas de Dejarnette

As cunhas liberam o parâmetro anteroposterior e externo-interno da sacroilíaca, permite tratar ao mesmo tempo o lado em disfunção e o lado da compensação.


Crochetagem

Método para tratamento musculo-esquelético com o objetivo de liberar as aderências da fáscia através de ganchos aplicados sobre a pele. a finalidade é aumentar a mobilidade tisular com o aumento tambem da amblitude articular, liberando os planos de deslizamentos tisular.


Eletroterapia

A eletroterapia é a aplicação de energia eletromagnética no organismo, com o fim de produzir reações biológicas e fisiológicas , como aumento dde temperatura interna local, nutrição celular, melhora de nível de polarização de membrana, melhora da circulação linfática, analgesia e anti-inflamatório.


Kinesio Tape

Bandagem hipoalérgica, tem a função de reeducar o sistema neuromuscular, proprioceptivo, melhorar a postura e facilitar a drenagem linfática e circulatório. No caso de hérnia de disco busca-se um relaxamento da musculatura e sua consequente descompressão.


Auriculoterapia

A auricoloterapia forma uma parte de um dos microsistemas da acupuntura. Através de diversos pontos da orelha, pode-se atuar em diferentes partes do corpo e orgãos, sendo usada para diagnóstico e tratamento da dor e diferentes enfermidades. Em caso de Hérnia de disco é efetiva pelo seu efeito anti-inflamatório e anastésico sem nenhuma contraindicação.